SOBRE O CGRPPS

» O que é

Com o objetivo de elevar os padrões dos profissionais que atuam nos Institutos de Previdência dos Estados e dos Municípios, a Apimec, em parceria com a Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios - Abipem, implantou o Programa de Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social - CGRPPS.

O exame CGRPPS visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nas instituições de previdência estadual e municipal.

» Como obter

O exame é oferecido, em geral em tempo contínuo, e é realizado nos Centros de Testes da FGV, distribuídos em praticamente todo território nacional.

Trata-se de uma prova de duas horas de duração com 50 questões de múltipla escolha contendo as seguintes matérias:

Economia e Finanças
Sistema Financeiro Nacional
Instituições e Intermediários Financeiros
Mercado de Capitais
Fundos de Investimento
Mercado Financeiro
Mercado de Derivativos
Gestão do Passivo Previdenciário
Políticas de Investimento
Ética e Relacionamento

Clique aqui para acessar o menu Leitura obrigatória e consultar o "Regulamento da Apimec no Processo de Certificação do Profissional de Investimento" e o "Manual de Candidatura dos Gestores de Regime Próprio de Previdência Social".

Se você já foi aprovado no exame clique aqui para solicitar o seu certificado CGRPPS.

» Cursos e Material de Estudo

Clique aqui e acesse o site da Abipem para obter informações sobre o Curso de Qualificação para Gestores de Ativos Financeiros dos RPPS.

Clique aqui e acesse o conteúdo e bibliografia indicativa para o exame CGRPPS.

» Validade

A certificação CGRPPS tem validade de 4 (quatro) anos contados a partir da data da solicitação do certificado. Antes do vencimento da certificação, o profissional certificado deverá realizar novo exame CGRPPS utilizando os critérios de inscrição do Manual de Candidatura.

» Validade - Regras de transição

- Os profissionais certificados até dezembro de 2010 deverão realizar novo exame CGRPPS até o dia 30 de junho de 2015.
- Os profissionais certificados a partir de 2011 deverão realizar novo exame CGRPPS até a data do vencimento de sua certificação.

» Renovação

A Renovação anual deve ser feita através do portal Apimec (www.apimec.com.br >> Certificação >> Sobre o CGRPPS. A partir do ano seguinte à data da solicitação do certificado o profissional deverá:

1. Atualizar os dados cadastrais;
2. Recolher a taxa anual de manutenção vigente.

O profissional que não renovar o certificado anualmente ou que não validar o CGRPPS no período de 4 (quatro) anos terá o nome retirado da lista pública de profissionais certificados, ficando impedido de exercer sua função até a regularização.