ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE BALANÇOS PARA DECISÃO DE FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO

OBJETIVO

Ministrar conhecimentos básicos, fundamentais, imprescindíveis e necessários, sobre a função desempenhada pela controladoria nas organizações.

JUSTIFICATIVA

A missão da controladoria é promover a eficácia e a eficiência organizacional, de modo a viabilizar a gestão econômico-financeira e participar ativamente do planejamento e controle das operações.
A controladoria estratégica, por sua vez, área responsável por suprir as necessidades informativas dos gestores de uma organização, necessita fazer uso de uma metodologia de trabalho que lhe permita desenvolver esta atividade da forma mais dinâmica e econômica possível.
Ambas as técnicas reunidas apresentam uma visão abrangente de toda a estruturada das atividades compreendendo desde o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento das atividades empresariais voltados para a melhoria do desempenho financeiro em um contexto global.
A disseminação adequada e tempestiva das informações são requisitos fundamentais para a melhoria do desempenho organizacional.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso, o participante terá condições de conhecer de forma percuciente todo o arcabouço teórico e prático voltado para as técnicas de controle financeiro e de gestão.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, administradores financeiros, contadores, analistas, consultores e assessores.

DURAÇÃO

32 horas/aula.

DINÂMICA

Aulas expositivas envolvendo a interpretação dos indicadores e aplicação prática mediante.
 
BIBLIOGRAFICA RECOMENDADA

MARTINS, Eliseu, IUDÍCIBUS, Sergio de, SANTOS, Ariovaldo, GELBKE Ernesto R. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC. Atlas. 2010.
PADOVEZE, Clóvis L. Controladoria Estratégica e Operacional. Ed. Cengage Learning 2ª Edição. 2009.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - Introdução à contabilidade
  • Introdução à contabilidade 
  • Antecedentes e evolução da contabilidade.
  • As mudanças da Lei das Sociedades Anônimas.
  • A contabilidade globalizada.

1. Contabilidade. Antecedentes, evolução e estágio atual.
2. Princípios contábeis e a estrutura conceitual básica para preparação das demonstrações contábeis - Deliberação CVM 539, de 2008.
3. A Lei 6.404, de 1976, Lei das Sociedades Anônimas. Lei 10.303, de 2001, adaptação à governança corporativa e Lei 11.638, de 2007, o processo de harmonização.
4. As normas internacionais (IFRS) e a Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Órgãos de classe.
5. Estrutura atual das demonstrações contábeis: balanço patrimonial. Apuração do resultado do exercício. Demonstração das mutações do patrimônio líquido. Demonstração dos fluxos de caixa. Demonstração do valor adicional. Notas explicativas e quadros suplementares. .

Duração: 12 horas

Módulo II - Controladoria financeira
Módulo III - Controladoria de gestão

Imprimir   Email