CERTIFICAÇÃO APIMEC CNPI GLOBAL

OBJETIVO

O Programa de Certificação Profissional de Investimentos (CNPI) é um programa de qualificação orientado para o desenvolvimento e valorização dos mercados financeiro e de capitais destinados a profissionais de investimentos. De uma maneira geral, os participantes deste programa possuem, ou pretendem desenvolver, experiência profissional em alto nível nas diversas áreas de atuação, com o objetivo de elevar os padrões técnicos dos profissionais de investimento brasileiros a níveis internacionais
O CNPI conteúdo global foi desenvolvido pela APIMEC em conjunto com a Association of Certified International Investment Analyst (ACIIA), e segue os moldes estabelecidos pela Organização Internacional de Gestores (OIG) que, por sua vez representa em todo o mundo mais cem mil gestores de portfólio, analistas de investimentos, consultores, conselheiros e administradores de fundos de investimentos.

JUSTIFICATIVA

Instrução da Comissão de Valores Mobiliários que dispõe sobre a atividade de analista de valores mobiliários estabelecendo as condições para o seu exercício. O objetivo é regular a atividade do analista de valores mobiliários de modo que aumente a confiança neste profissional, nos seus trabalhos, nas decisões que se seguem com base em suas análises, nas instituições empregadoras e, principalmente, nos mercados financeiro e de capitais no Brasil.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso, o participante terá condições de conhecer de forma percuciente todo o arcabouço teórico, doutrinário e prático voltado o conhecimento da estrutura do Sistema Financeiro Nacional, adquirindo condições de se habilitar ao teste da APIMEC destinado à certificação CNPI.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, administradores, analistas, consultores, assessores e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar no mercado financeiro e de capitais.

DURAÇÃO

82horas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. 18ª Ed. Qualitymark, 2010.
NETO, Alexandre Assaf. Mercado Financeiro. 9ª Ed. Atlas, 2009.
NETO, Alexandre Assaf. LIMA, Fabiano G. Curso de Administração Financeira. 3ª Ed. Atlas, 2014.
DAMODARAM, Aswath. Finanças Corporativas, Teoria e Prática. 2ª Ed. Bookman. 2011.
EUDÍCIBUS, Sergio. MARTINS, Eliseu. GELBKE, Ernesto R. SANTOS, Ariovaldo. MANUAL DE CONTABILIDADE FINANCEIRA. Atlas, 2011.
MATARAZZO, Dante C. ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇOS. 7ª Ed. Atlas. 2012.
DEMAIS FONTES DE CONSULTA
www.bcb.gov.br/
www.cvm.gov.br
www.bmfbovespa.com.br/

SEGUNDA PARTE -CG1- CONTEÚDO GLOBAL

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE AÇÕES E FINANÇAS CORPORATIVAS

Módulo I - Modelos de avaliação de ações

MODELOS FINANCEIROS

1. Modelo de dividendo descontado.
2. Modelo de crescimento constante (modelo de Gordon).
3. Modelo de crescimento de dois e três estágios.

FLUXOS DE CAIXA E RESULTADO

4. Definição de fluxo de caixa da firma e do acionista.
5. Definição de lucro bruto, lucro operacional, LAIR, EBITDA, EBIT.
6. Crescimento do fluxo de caixa: ROA e ROC.
7. Modelos de fluxo de caixa descontado: utilização do fluxo de caixa da firma e do fluxo de caixa do acionista.
8. EVA, MVA e CFROI.

AVALIAÇÃO

9. Avaliação por múltiplos.Múltiplo preço/lucro.Múltiplo preço/valor patrimonial.Múltiplo preço/vendas.Múltiplo valor da firma/EBITDA.
10. Taxa de retorno do acionista: utilização do modelo CAPM, prêmio de risco, prêmio de mercado, betas alavancado e desalavancado.
11. Custo médio ponderado do capital (WACC).
12. Benefício fiscal e efeito da alavancagem.

Duração: 12 horas

Módulo II - Análise financeira
Módulo III - Fundamentos de Finanças Corporativas
Módulo IV - Decisões de Financiamento a Longo Prazo
Módulo V - Decisões de Financiamento de curto Prazo

ESTRUTURA DE CAPITAL E POLÍTICA DE DIVIDENDO

Módulo VI - Tópicos especiais

ALAVANCAGEM E DETERMINAÇÃO DO VALOR DA EMPRESA

1. A Teoria de Modigliani-Miller.
2. O Teorema da irrelevância.
3. Custos de transação e a estrutura de capital.
4. Modelo de custo da falência.
5. Modelo do custo com gestão profissional.

POLÍTICA DE DIVIDENDO

6. Tipos de dividendos (dividendos em caixa, dividendos em ações e Split).
7. Recompra de Ações.
8. Teorema da irrelevância.
9. Efeito da clientela.
10. Modelo de sinalização.
11. Política de dividendos e o Mercado local.

Duração: 8 horas

Módulo VII - Fusões e aquisições

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