PROGRAMA APIMEC CPA10

OBJETIVO

Um dos fatores de maior relevância para o desenvolvimento econômico de um país é possuir um sistema financeiro moderno e atuante. Para que esse mercado seja atuante e eficiente foi criado a certificação profissional ANBIMAAssociação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais. A certificaçãotem como resultado a evolução técnica e, por consequência, a geração de grandes oportunidades para os profissionais que atuam no nesses mercados.

JUSTIFICATIVA

O curso CPA 10 ora oferecido possibilita a conhecimentos básicos, fundamentais, imprescindíveis e necessários, sobre a função desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) e seus benefícios ao desenvolvimento econômico brasileiro.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso, o participante terá condições de identificar e conhecer de forma percuciente todo o arcabouço teórico e prático sobre as funções e o funcionamento do SFN, sobretudo, estará em condições de obter a certificação CPA 10.

PÚBLICO ALVO

Administradores financeiros, contadores, analistas, consultores e assessores.

DURAÇÃO

24 horas aula

DINÂMICA

Além das aulas expositivas, serão realizados diversos exercícios em cada uma das etapas do curso, visando a fixação dos conceitos e para melhor interpretação dao novos paradigmas da contabilidade internacional e da análise de balanços.

BIBLIOGRAFICA RECOMENDADA

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. 18ª Ed. Qualitymark, 2010.
NETO, Alexandre Assaf. Mercado Financeiro. 9ª Ed. Atlas, 2009.

DEMAIS FONTES DE CONSULTA

www.bcb.gov.br/
www.cvm.gov.br
www.bmfbovespa.com.br/

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Sistema Financeiro Nacional

FUNÇÕES BÁSICAS

Função dos intermediários financeiros e definição de intermediação financeira.

ESTRUTURA

Órgãos de Regulação, auto Regulação e fiscalização. Atribuições. Banco Central do Brasil – Bacen. Principais atribuições. Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Principais atribuições.

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

Conceito e atribuições. Bancos Múltiplos. Bancos Comerciais. Bancos de Investimento.

OUTROS INTERMEDIÁRIOS OU AUXILIARES FINANCEIROS

Conceito e atribuições. Bolsa: BM&FBovespa. Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários: principais funções. Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários: principais funçõesSistemas e Câmaras de Liquidação e Custódia (Clearing): atribuições e benefícios para o investidorSistema especial de liquidação e de custódia.

CUSTÓDIA

SELIC. Principais títulos custodiados no Selic (LFT; LTN; NTN-B, NTN-C e NTN-F). Câmara de custódia e liquidação – CETIP (Balcão Organizado de Ativos e Derivativos): principais títulos e contratos custodiados no CETIP (CDB, swap, debêntures e letras hipotecárias). Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC. Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB.

Duração: 6 horas

2. Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor
3. Noções de Economia e Finanças
4. Princípios de Investimento
5. Fundos de Investimento
6. Demais Produtos de Investimento

Imprimir   Email