INSTRUMENTOS FINANCEIROS E MERCADO DE DERIVATIVO

OBJETIVO

Um dos fatores de maior relevância para o desenvolvimento econômico de um país é possuir um sistema financeiro moderno e atuante. A importância desse desenvolvimento torna-se ainda mais acentuada em decorrência da integração com os mercados internacionais, com resultados na redução dos custos de transação, mercê da busca por melhores alternativas de investimento e melhores retornos em um contexto global. Essa integração tem como resultado a geração de grandes oportunidades desde que sejam oferecidos retornos, condições e custos de transação similares aos de seus competidores no resto do mundo, com resultado no aumento da produtividade.

JUSTIFICATIVA

Tendo em contas essas premissas, o curso ora oferecido possibilita a conhecimentos básicos, fundamentais, imprescindíveis e necessários, sobre a função desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN) e seus benefícios ao desenvolvimento econômico brasileiro.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso, o participante terá condições de identificar e conhecer de forma percuciente todo o arcabouço teórico e prático voltado para obter os melhores resultados no tocante ao pleno conhecimento das funções e o funcionamento do SFN.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, administradores financeiros, contadores, analistas, consultores e assessores.

DURAÇÃO

32 horas aula

DINÂMICA

Além das aulas expositivas, serão realizados diversos exercícios em cada uma das etapas do curso, visando a fixação dos conceitos e para melhor interpretação do conteúdo programático.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. 18ª Ed. Qualitymark, 2010.
NETO, Alexandre Assaf. Mercado Financeiro. 9ª Ed. Atlas, 2009.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - Instrumentos financeiros
  • Identificação dos instrumentos utilizados pelo mercado destinados à intermediação.

1. Instrumentos de captação.
2. Aplicações Interfinanceiras.
3. Operações de crédito.
4. Operações de arrendamento mercantil.
5. Outros créditos.
6. Fundos de investimentos.

Duração: 8 horas

Módulo II - Instrumentos financeiros
Módulo III - Mercados futuros e de opções