PRINCÍPIOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (VALUATION)

OBJETIVO

O desenvolvimento e consolidação das técnicas de avaliação de empresas (Valuation), teve especial impulso no Brasil em função dos avanços do mercado de capitais, particularmente no que concerne às condições e aos estímulos a fusões e incorporações e joint ventures.Outro atributo importante alavancador da Valuation pode ser tributada ao processo de globalização econômica dos mercados e, mais recentemente, à harmonização das normas contábeis que trouxe em seu bojo melhores condições de identificar possíveis complementaridade, sinergias e isonomia entre organizações.

JUSTIFICATIVA

Tendo em contas essas premissas, o curso ora oferecido possibilita a conhecimentos básicos, fundamentais, imprescindíveis e necessários, sobre a as técnicas universalmente aceitas de avaliação de empresas.

RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do curso, o participante terá condições de implantar as técnicas de avaliação.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, administradores financeiros, contadores, analistas, consultores e assessores.

DURAÇÃO

32 horas aula

DINÂMICA

Além das aulas expositivas, serão realizados diversos exercícios em cada uma das etapas do curso, visando a fixação dos conceitos e para melhor interpretação do conteúdo programático.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

COPELAND, Tom. Koller, Tim e Murray, Jack. AVALIAÇÃO DE EMPRESAS. 3ª Ed. Atlas, 2009.
NETO, Alexandre Assaf. MERCADO FINANCEIRO. 9ª Ed. Atlas, 2009.
NETO, Alexandre Assaf. VALUATION. Ed. Atlas, 2014.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - Medidas de criação de valor
  • Criação de valor para o acionista e condições do mercado financeiro e de capitais

1. Estrutura do mercado financeiro e de capitais.
2. Antecedentes históricos, evolução e estágio atual do processo de avaliação no Brasil.
3. Legislação societária brasileira.
4. Toca de ativos e condições de equity.
5. Riscos envolvidos e perspectivas de oportunidades.
6. Avaliação de ativos intangíveis e o conceito de goodwill.
7. Fusões e aquisições. Vitórias e fracassos.
8. Organização e reorganizações.
9. Condições macroeconômicas.
10. Aspectos tributários.

Duração: 8 horas

Módulo II
Módulo III - Mensuração econômica e financeira