Certificação Internacional – CIIA no Brasil

A Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais – (“APIMEC NACIONAL”) implantou no Brasil no ano de 2002 o Programa de Certificação Nacional do Profissional de Investimentos (“CNPI”), que se consolidou no Mercado Brasileiro como a certificação obrigatória para os Analistas de Valores Mobiliários.

Em 2009 a APIMEC NACIONAL ingressou como membro da Association of Certified International Investment Analyst (“ACIIA”), entidade que compreende associações de profissionais de investimento de vários países, objetivando contribuir com a disseminação da certificação internacional CIIA - Certified International Investment Analyst no Brasil.

A certificação CIIA, reconhecida em aproximadamente 34 países, confere ao profissional, elevados padrões de conhecimento, essencial para a atuação nos mercados financeiros e de capitais.

Atualmente, para a obtenção do certificado CIIA no Brasil, além do CNPI/CNPI-P, são necessários 4 (quatro) exames:

 Utilização da rota ("EQC") para dispensar exames

A APIMEC NACIONAL é a entidade responsável pela aplicação dos exames de certificação CIIA no Brasil, sendo assim, com o objetivo de promover e incentivar a obtenção da certificação internacional no Brasil, a APIMEC concederá aos interessados a possibilidade de utilização da rota Experienced Qualified Candidate Scheme (“EQC”), fornecida pela ACIIA.

A rota (“EQC”), descrita abaixo, dispensará o profissional da realização de 2 (dois) exames, Foundation II e III, substituindo pela experiência profissional.

Para maiores informações sobre a certificação CIIA e inscrição nos exames, pedimos a gentileza de entrar em contato conosco por meio do e-mail – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Atenciosamente,

Bruno Fernandes

Superintendência de Certificação